terça-feira, 10 de julho de 2012

Especialização ou mestrado? Que caminho seguir?


O Post de hoje foi retirado em sua íntegra do site "iBahia.com", da "Coluna ValoRH", onde a Profª Carolina Spinola, Consultora da Área de Negócios da ValoRH, mestre em Administração e Doutora em Geografia com ênfase em Desenvolvimento Regional, professora universitária e coordenadora de curso de Pós-graduação, fala sobre o tema. Confira!    

Especialização ou mestrado? Que caminho seguir?

Por Carolina Spinola


O  fim da faculdade não representa o fim das dúvidas sobre a carreira profissional. Longe disto. Nesses tempos em que competitividade, empregabilidade e formação continuada são as palavras de ordem, não basta mais obter o diploma de graduação para assegurar uma boa colocação  e um bom salário no mercado. Então, o agora profissional, se vê bombardeado por toda sorte de anúncios de cursos de pós-graduação e, se não dispor das informações necessárias, poderá se sentir perdido nessa nova encruzilhada.



A pós-graduação, como o próprio nome já sinaliza, é toda formação realizada após a graduação e que tenha por requisito a exigibilidade da posse de um diploma de nível superior. Pela LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) a pós-graduação, compreende programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização e aperfeiçoamento, mas nos concentraremos nos três primeiros. Seu objetivo imediato é o de proporcionar aprofundamento  aos conteúdos e práticas desenvolvidos na graduação e para tal, divide-se em dois grupos de cursos: os cursos de lato-sensu e os cursos de stricto sensu. Nessa diferença está a primeira grande bifurcação que pode confundir os candidatos.

Lato-Sensu e Stricto Sensu

Os cursos de lato-sensu, cuja tradução do latim significa algo como “cursos em sentido amplo”, também chamados de especialização ou MBA (Master Business Administration), possuem uma natureza de educação continuada, instrumental, voltada para o aprimoramento e a atualização de conhecimentos e práticas adotados na área de atuação do profissional, no dia-a-dia do mercado. Precisam ter, de acordo com o MEC, duração mínima de 360 horas e conferem ao seu concluinte um certificado e não um diploma. 


Os cursos stricto-sensu, por sua vez, representam os “cursos em sentido restrito”, e englobam os programas de mestrado e doutorado, que buscam um maior aprofundamento teórico-científico em uma determinada matéria e possuem uma duração maior, variando entre dois anos para o mestrado e quatro anos para o doutorado. Fazem parte da formação de todos aqueles que almejam uma carreira acadêmica como docente e/ou pesquisador e, ao seu término, conferem um diploma correspondente ao seu nível.

De posse dessa primeira informação, é importante que o profissional saiba o que realmente deseja: o que ele pretende com esse curso de pós-graduação? Sempre que a sua resposta for na direção da empregabilidade, dá valorização profissional necessária para alçá-lo a posições de mais destaque na organização em que atua ou da realização do networking, a opção deve ser pelos cursos de lato-sensu; se o seu desejo, entretanto, é o conhecimento científico, a escolha deve recair nos cursos de stricto-sensu, começando pelo seu nível inicial, que é o mestrado. 

E agora. Como escolher entre um curso de especialização e um MBA no meio de toda essa oferta? Bem, esse será o tema de nossa próxima coluna na próxima terça-feira (17). Não perca!

Profª Carolina Spinola
E-mail: valorh@valorrh.com.br
Consultora da Área de Negócios da ValoRH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação.

Acesso em: 10 julho 2012 às 21h40min

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Terapia Cognitivo Comportamental - Especialização e Jornada






ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL 
 2ª turma Salvador/BA e 12ª turma institucional

  • Público alvo: psicólogos e psiquiatras
  • Local: Hotel Golden Tulip, bairro Rio Vermelho - Salvador/BA
  • Período do Curso: agosto/2012 a abril/2014
  • Horários das aulas: sexta-feira (tarde e noite) e sábado (manhã e tarde). Aproximadamente um final de semana por mês, totalizando 5 encontros por semestre.
  • Professores: todos Doutores ou Mestres, com ampla experiência em clínica e docência. Contamos com o professor Dr. Irismar Reis de Oliveira
  • Certificação: MEC, título de especialista válido em todo o território nacional

Inscrições e maiores informações com Clarissa - cursos2@wainerepiccoloto.com.br e (55)33041743




4ª JORNADA WP de TERAPIA COGNITIVA
De 26 a 27 de Outubro de 2012 
Local:  Itaimbé Palace Hotel - Santa Maria/RS
Inscrições: www.jornadawp.com.br
Fone:  (55) 3026 3249  

Tema: O Impacto da Terapia Cognitiva na Promoção da Saúde Mental

Cursos Pré-Jornada: 
  1. Novas Técnicas Cognitivo-Comportamentais para Crianças e Adolescentes
  2. Entrevista Motivacional no Tratamento de Pacientes Dependentes
  3. Fundamentos de Terapia do Esquema para Transtornos da Personalidade
Eixos temáticos: 
  • Treino de Pais e Prevenção da Violência na Infância – Impacto na Saúde Mental do Adulto
  • Estratégias de Prevenção da Violência Intrafamiliar
  • A Terapia Cognitivo-Comportamental direcionada ao Adolescente Ansioso
  • Ansiedade na Infância e Inserção dos Pais no Processo Terapêutico
  • Esquemas Mentais de Defectividade – Origens e Consequências para a Vida Adulta
  • Compras Compulsivas – Características e Abordagem Cognitivo-Comportamental
  • Técnicas Cognitivo-Comportamentais para Impulsividade/Agressividade
  • Psicologia e Direito de Família
  • Psicologia e Direito Penal – A Questão da Inimputabilidade
  • Técnicas Cognitivo-Comportamentais para Problemas da Sexualidade
  • Técnicas Cognitivo-Comportamentais para Transtornos Alimentares
  • RPG para Prevenção e Tratamento da Dependência Química em Jovens
  • Terapia Cognitiva Processual  (TCP)– Evolução das Técnicas
  • O Desenvolvimento da Psicoterapia Positiva (PPT)
  • A Terapia Cognitiva e suas diferentes formas de aplicação – Convivência e Crescimento

Maiores informações no site http://jornadawp.com.br/