quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Na 1ª edição de MATÉRIAS INTERESSANTES que disponibilizamos via e-mail, o tema é PSICOPATIA.

Matéria de capa da Mente e Cérebro de novembro, numa reportagem de Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado. Ed. Fontanar, a autora aborda de forma objetiva e clara este tema bastante discutido nos ultimos tempos.

Trechos e resumos da matéria:

"A psicopatia não aparece de forma única e uniforme, há graus variados. O transtorno de personalidade apresenta dois elementos causais fundamentais: uma disfunção neurobiológica e o conjunto de influências sociais e educativas recebidas ao longo da vida."

"Há indicios de que a capacidade humana de distinguir entre o certo e o errado esteja contida no DNA de cada pessoa. Os psicopatas, entretanto, apresentam uma espécie de desvio, de desconexão dos circuitos cerebrais relacionados à emoção e ao afeto. Tudo indica que com o uso de técnicas de imageamento do cérebro seja possível, em breve, detectar com maior precisão essas características e realizar o diagnóstico."

O psicopata não sente empatia, tão pouco possui senso moral. Demonstra inteligência impressionante, e não possui nenhum sinal de culpa.

A teoria da mente, segundo a qual há uma capacidade de um ser biológico (humano ou não) imaginar que outros seres possam ter uma vida mental similar à dele, compreende ainda que, somos capazes de nos colocar no lugar do outro para entender como ele está se sentindo. No caso do psicopata, e segundo a teoria, este ser possui uma "falha" na mente.

Segundo a "teoria do cérebro social", o 'cérebro social' seria responsável pelos pensamentos e sentimentos que apresentamos quando nos relacionamos, e nos possibilita a percepção empatica dos sentimentos alheios. O Psicopata não possuiria, então, o 'cérebro social'.

Os psicopatas apresentam uma "desconexão" dos circuitos cerebrais relacionados à emoção.

"A interconexão entre a emoção(sistema límbico) e a razão (lobos pré-frontais) é que determina as decisões e os comportamentos socialmente adequados" Como o psicopata possui uma 'falha' no sistema límbico, suas atitudes são extremamente racionais.

"Se considerarmos que a amígdala é o nosso 'coração cerebral', entenderemos que os psicopatas são seres sem 'coração mental'. (...) Por não sentirem emoções positivas, neles a amígdala deixa de transmitir, de forma correta, as informações para que o lobo frontal possa desencadear ações ou comportamentos adequados."

"Psicopatas pensam muitos e sentem pouco;
Suas ações são racionais;
tomadas de decisão privilegiam sempre os interesses individuais e/ou oligarquicos mesquinhos e nunca social e/ou o coletivo de conteúdo solidário;
são incapazes de considerar os sentimentos do outro em suas relações e de se arrepender por seus atos imorais e antiéticos."

Se você quer ler esta Matéria na íntegra, envie-nos um e-mail para psicologia2007.1fca@gmail.com solicitando.

Abraços,

Boa tarde!

Atenciosamente,

Laís Almeida Spósito
Gestão de Informações e Materiais da Turma
Psicologia – 7º Período – 2010.1
Secretária de Comunicações - D.A. Psicologia
FACULDADE CASTRO ALVES
(71) 8742-9961

Nenhum comentário:

Postar um comentário