domingo, 20 de dezembro de 2009

Por que nos perdemos?


No Fantástico deste domingo, 20/12, neurocientistas explicam porque nos perdemos.
A reportagem exibida neste domingo fala sobre a habilidadade que possuimos de circular por lugares familiares ou novos sem nos perdermos. Esta habilidade se chama: NAVEGAÇÃO ESPACIAL, e a responsável por ela é uma parte de nosso cérebro que cuida de formar memórias novas, como mapas dos lugares por onde circulamos, o HIPOCAMPO.

O HIPOCAMPO é fundamental para os animais de forma geral, que vivem mudando de lugar e precisam lembrar da localização de boas fontes de alimento.

Quando exploramos um ambiente novo, o HIPOCAMPO cria um novo mapa daquele ambiente, usando "NEURÔNIOS DE LUGAR", que só voltam a funcionar quando passamos por aquele determinado lugar.

Nossos mapas cerebrais de navegação são ajudados por posições diferente do hipocampo, que usam distâncias e marcos visuais (lojas, placas,etc) para completar o mapa.

Homens e mulheres tendem a usar estratégias diferentes de navegação espacial. Os HOMENS dão prioridade a distâncias, enquanto as MULHERES usam marcos visuais.

As duas estratégias são complemenntares, e nenhuma é melhor que a outra. Em geral, sai-se melhor quem usa marcos visuais para se orientar, ou seja, as mulheres.

Usar marcos visuais para se localizar, parece ser uma tendência natural das mulheres, mas todos podem usá-la.

O que conta, é a melhor forma que você pode encontrar para não se perder! Principalmente nesta época de grande movimentação nos Shoppings Centers para as compras de Natal. Vale usar a imaginação!!!
Abraços,


Laís



Nenhum comentário:

Postar um comentário