quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Orientação Sexual e No Mundo das Lésbicas


Pessoal, compartilhando com vocês mais uma matéria.

Nessa 2ª Edição de Matérias interessantes, unimos a Resolução CFP nº 001/1999, de 22 de março de 1999, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual e uma matéria publicada na revista Isto É de 30 de setembro de 2009, que trata do comportamento das mulheres homossexuais, focando uma questão muitas vezes esquecida quando se aborda este tema, e defendendo o espaço das lésbicas no mundo homossexual.

Se quiser receber a matéria completa, envie um e-mail para psicologia2007.1fca@gmail.com.
Caso tenha interesse em participar do nosso grupo, envie um e-mail para psicologosmuitoembreve-subscribe@yahoogrupos.com.br

E, em véspera de véspera de Natal, quando geralmente reunimos família e amigos, desejo a todos um NATAL de muita luz, paz, harmonia e amor!!!
Sugestões de Leitura sobre o tema: Desejos Secretos- A História de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud.VOIGT, Diana & RIEDER, Ines. Ed. Companhia das Letras.

Sinopse da Obra: Filha de uma família burguesa de origem judia, Sidonie Csillag (1900-2000) - cujo nome verdadeiro era Margarethe Csonka-Trautenegg - seria uma jovem como qualquer outra de sua classe social na Viena do início do século XX, não fosse a sua paixão avassaladora por uma baronesa mais velha e de moral duvidosa. Preocupados como comportamento da filha, os pais de Sidonie procuram ninguém menos do que Freud para tratar da garota.As sessões com o pai da psicanálise são retratadas neste livro por trechos dos escritos de Freud sobre a "jovem homossexual". Ele mal sabia que presenciava o início do relato de uma vida incomum, que se estenderia até o final do século XX.A dúvida entre viver suas paixões ou se submeter às convenções e a um casamento de aparências aflige Sidonie. Seus conflitos parecem ainda maiores em meio ao cotidiano frívolo da burguesia vienense, marcado por viagens a balneários e festas luxuosas. Mas a guerra se aproxima: a condição econômica privilegiada e a conversão ao catolicismo não protegem a família de Sidonie das leis raciais de Hitler, e ela é obrigada a deixar Viena e mudar radicalmente de vida.Mais do que a biografia de uma mulher interessante, cujo nome real foi mantido em segredo até 2004, "Desejos secretos" é um verdadeiro painel da vida social e sexual da alta sociedade daquele tempo, acompanhado de fotos históricas e de trechos de documentos da época.

Disponível por um bom preço em: www.livrariasaraiva.com.br
Abç,
Laís Spósito

Nenhum comentário:

Postar um comentário